Secretaria Municipal de Lagoa do Sítio realiza Ação do Novembro Azul

Data: 05/01/2022

A Secretaria de Saúde de Lagoa do Sítio com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou nesta sexta-feira 19 de novembro, diversas atividades do Novembro Azul. As ações de saúde voltadas para público masculino aconteceram tanto na zona urbana como na zona rural do município.

Os homens passaram por avaliação nutricional, aferição de Pressão Arterial e Glicemia capilar, rodas de conversas e palestra educativa, café da manhã e entrega de brindes para os participantes. Para este público acima de 50 anos também foi ofertado o exame do PSA.

A Secretaria de Saúde Francineda Melo, explica que levar informação para os homens é a melhor forma de prevenção ou melhor possibilidade de cura com o diagnóstico precoce de doenças como câncer de próstata que por falta de uma descoberta no início dificulte a cura em estágio avançado.

Francineda Melo ressalta que a realização das ações tem como intuito chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção ao câncer de próstata, ela a e ainda frisa o importante apoio que vem recebendo da gestão municipal.

“Vendo a grande necessidade de uma maior oferta de serviços a Secretaria de Saúde com o grande apoio da Prefeitura Municipal planejou e está executando ações ampliadas durante os meses de outubro, novembro e dezembro, sendo que hoje durante essas atividades comemoramos por atender 321 homens” destacou a secretária de saúde.

As palestras foram ministradas pelos médicos Dr. José Wellington e Dr. João Vitor, que durante toda a palestra enfatizaram a necessidade de desmistificar os preconceitos sobre o cuido com a saúde na hora de buscar assistência médica e na realização de exames que poderiam descobrir doenças precocemente, diminuindo as chances de cura.

O vice-prefeito Isauri, fala da necessidade de todos os homens se cuidarem e destacou a realização do evento para levar mais informação. “É fundamental que nós, homens, estejamos atentos com a nossa saúde, buscando sempre orientações médicas. Um evento como esse é excelente para que cada vez mais possamos ter conhecimento e tomemos a atitude de cuidar da nossa saúde”, finalizou o vice-prefeito.