Romeiros participam de Missa na Pedra de São Francisco em Lagoa do Sítio-PI

Data: 14/11/2023

Centenas de fiéis e devotos de várias localidades da região valenciana participaram nesta quarta-feira (01) da tradicional Romaria a Pedra de São Francisco da comunidade Mucambo no município de Lagoa do Sítio. O ponto alto da festa aconteceu com a celebração eucarística no espaço onde está sendo erguido uma capela.

A Santa Missa foi presidida pelo pároco Pe. Antônio Carlos e concelebrada pelo diácono Francisco Santos. A festa centenária tem ganhado nos últimos anos mais visibilidade com o apoio da gestão pública municipal que tem levado mais estrutura para acolher os católicos que vão até a Pedra de São Francisco pagar suas promessas e agradecer as graças alcançadas.

O vice-prefeito Isauri Moura, falou da alegria em poder celebrar mais uma Romaria a Pedra de São Francisco.

“Hoje é um dia de gratidão, hoje estamos aqui celebrando mais uma romaria em honra a São Francisco, sobretudo aqui a São Francisco da Pedra na comunidade Mucambo e hoje é um dia muito especial porque podemos assistir a homilia da palavra no início da construção da nossa tão sonhada capela, um sonho nosso aqui de muito tempo”, disse o vice-prefeito que junto com os membros da igreja, comunidade tem trabalhado para construção do templo.

A vereadora da cidade vizinha de Pimenteiras, Carla Santos também veio participar da festa religiosa e destacou a estrutura que o local vem recebendo a cada ano.

“É um prazer enorme ver um lugar lindo desse, um lugar que a cada ano que passa está melhorando cada vez mais, você vê a capela sendo aqui construída por etapa, por ajuda, colaboração de todos, isso é importante. Dentro da Lagoa do Sambito você consegue unir os munícipes de Pimenteiras e munícipes de Lagoa do Sítio”, destacou a vereadora que cita a preocupação da gestão do prefeito Sávio que tem oferecido uma boa infraestrutura para os visitantes.

O diácono Francisco Santos, conta que mesmo sem grandes atrativos por ser um local simples, a fé de cada devoto faz o extraordinário acontecer. “Para nós é motivo de muita alegria depois de centenário de caminhada em um lugar em que a gente não tem tanto atrativo e o povo vem, isso é coisa divina, então a gente se alegra com a comunidade, com todo o povo aqui presente, concluindo hoje mais esse momento festivo”, disse o diácono.

Contente com a presença de tantos fiéis, o pároco Pe. Antônio Carlos, conta que tudo é pela ação divina. “Percebemos nesse momento a emoção dos que estão aqui diante do que foi feito, diante do que foi realizado e tudo isso é para engrandecer o nome do Senhor nosso Deus que realiza tantas proezas”, externou o sacerdote que acrescenta.

“Os que estão aqui vieram agradecer, vieram bendizer a pessoa de Deus pelas proezas, pelas maravilhas que Deus continua a realizar em cada um de nós nos dias de hoje, então nós louvamos e bendizemos a pessoa de Deus por nos conceder essa graça”, exaltou.

O prefeito Sávio Moura, que tem dado grande apoio para o crescimento da romaria no local, comenta que é motivo de alegria fazer parte desse movimento religioso na comunidade Mucambo.

“A cada ano vem crescendo mais o número de pessoas que vem a essa romaria, os fiéis, os devotos que vem a Pedra de São Francisco agradecer pelo votos que fazem e são atendidos, então a gente se sente muito feliz de fazer parte desse grandioso evento e está contribuindo para que esse evento possa acontecer da melhor forma possível e aqui podemos presenciar essa capela tão sonhada por muitos anos e graças a Deus com nossa ajuda também, o padre, toda a Paróquia de São Francisco a gente pode está iniciando esse sonho”, destacou o prefeito.

Além da celebração religiosa, os romeiros têm acesso por meio de escada ao espaço da Pedra de São Francisco e podem participar do movimento nas barracas durante todo o dia.