9ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Lagoa do Sitio-PI

Data: 28/04/2023

A Prefeitura de Lagoa do Sítio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na manhã desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores.

A conferencia debateu o tema “A Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Marcia Cristina, falou da importância da conferência e dos desafios.

“É uma marca de Lagoa do Sítio tutelar, cuidar e proteger as nossas crianças e adolescentes, é mais uma luta que estamos travando porque de uma conferência vai sair muitas deliberações e propostas e é mais uma conquista de Lagoa do Sítio”, disse.

Leila Rabelo, presidente do CMDCA, destacou o momento vivido pelos adolescentes.

“Esperamos aqui que esse momento nos traga grandes decisões que venham a favorecer o atendimento a criança e o adolescente, vivenciamos um momento de pós pandemia onde nossos jovens estão precisando de apoio e a equipe aqui hoje toda reunida em busca de estabelecer metas a serem atingidas a curto, médio e a longo prazo”, destacou.

A palestrante Ângela Bezerra falou sobre a qualidade da plenária na formação das propostas.

“Na plenária temos muitos adolescentes, representantes da Câmara Municipal, nós temos representantes dos conselhos, tanto os conselhos municipais, quanto o Conselho Tutelar, os profissionais da Secretaria de Assistência Social, saúde, educação e cultura, todos organizados pela gestão do nosso prefeito e do nosso vice-prefeito que aqui faz as honras”, observou a assistente social.

O vice-prefeito Isauri Moura, que representou o prefeito Sávio Moura, falou da rede de proteção existente no município e sobre a criação de novos mecanismos de proteção com a finalidade de aumentar a proteção diante dos últimos acontecimentos.

“O município de Lagoa do Sítio já criou os núcleos para tratar desse assunto, a gente tem percebido que a coisa era mais distante, mas se aproximou aqui de nossa realidade, nós implantamos agora na Secretaria de Educação uma equipe multiprofissional com psicólogo, assistente social, pedagogo para que a gente amplie esse cuidado com a criança. Estamos criando um núcleo de psicologia dentro da Secretaria de Saúde, criamos uma Coordenadoria Municipal da Juventude, que a gente entende que vai lidar com esse público mais de perto, tudo isso na intenção de promover políticas públicas voltadas para a assistência”, afirmou.